Pneu Best

10 Multas que você não conhecia que podem doer no seu Bolso

Dicas Atualizado em 23/10/2019 às 09:59 multas

Você já infringiu uma lei de trânsito sem saber? É bem possível!

É claro que isso não ocorre por ser um motorista irresponsável, mas por falta de conhecimento mesmo.

Regras de como não exceder o limite de velocidade, usar cinto de segurança, não estacionar em local proibido ou não furar um sinal vermelho a maioria já está cansada de saber. Mas e quanto às infrações menos conhecidas, como a de atirar objetos pela janela ou de não dar passagem pela esquerda? Essas atitudes também geram multas de trânsito que podem doer no seu bolso.

Quer saber mais sobre essas multas? Então acompanhe o nosso texto e conheça 10 infrações que você pode estar cometendo sem saber!

 

1. Dirigir sem óculos ou lentes de contato

dirigindo-com-oculos

Uma visão perfeita é indispensável para dirigir com segurança. Exatamente por isso que o uso de óculos de grau ou lentes de contato é obrigatório no trânsito.

É muito raro que ocorra, mas caso o motorista for pego sem o uso desses acessórios pode tomar uma multa gravíssima e somar 7 pontos na carteira. 

 

2. Passageiros sem cinto de segurança

uso do cinto

O motorista já está cansado de saber da multa por não usar o cinto de segurança, tanto que para muitos já é quase que automático entrar no carro e colocá-lo.

Mas e quanto aos passageiros, você verifica sempre se todos estão com o cinto? Provavelmente não, não é mesmo? Mas deveria! Ao ser pego por um oficial sem que todos dentro do veículo estejam com o cinto de segurança, você pode receber uma multa grave e 5 pontos na carteira.

 

5 reparos baratos do veículo que vão lhe economizar dinheiro

 

 

3. Atirar objetos ou substâncias pelo veículo

Felizmente, essa atitude vem diminuindo cada vez mais nas estradas. Mas para aqueles que ainda não sabem, jogar objetos pela janela do veículo pode gerar uma multa média e 4 pontos na CNH.

Além de ser um perigo para os motoristas que estão atrás de você, os objetos que ficam pela estrada podem agravar problemas ambientais, portanto, guarde seu lixo para colocá-lo no devido lugar quando sair do veículo.

 

4. Deixar de Guardar Distância de Segurança

Muitos motoristas têm a mania de “colar” no veículo da frente. Erro grave!

Além de ser uma multa grave e 5 pontos na carteira, essa atitude precisa ser evitada, principalmente em dias de chuva ou quando o veículo apresenta apresenta problemas nos freios.

Confira a tabela abaixo com a distância que você deve manter em determinadas velocidades:
tabela-distancia-do-veículo

 

5. Deixar de dar Passagem pela esquerda

Outra situação que vemos frequentemente é um veículo bloqueando a via esquerda andando em baixa velocidade.

Se você é um desses motoristas, saiba que não é só xingamentos de outros motoristas que você pode receber –– também tem uma multa de gravidade média e 5 pontos na carteira que podem chegar se você for pego por um agente de trânsito.

 

6. Deixar de reduzir a velocidade em condições adversas

Não diminuir a velocidade em condições de má visibilidade não é só uma infração grave com multa de 5 pontos, mas uma total falta de bom senso na condução de um veículo. Em dias de chuva, neblina ou cerração; todos os motoristas acabam com a visão prejudicada, o que potencializa os riscos de acidentes graves.

 

 

Vai pegar estrada com chuva? Não deixe de ver estas dicas!

 

 

7. Usar buzina entre às 22h e 06h

A buzina é um equipamento obrigatório que deve ser usado somente em situações de advertência aos demais motoristas. Por isso é importante respeitar o seu uso e evitá-lo na maiorias dos casos, principalmente no horário entre 22h às 06h, o qual consta no código de trânsito como infração com multa leve e 3 pontos na carteira.

 

8. Manusear telefone celular

dirigindo-com-o-celular

No maio amarelo já falamos muito sobre a importância de evitar o hábito do uso de celular ao dirigir. Mas para aqueles que ainda não mudaram sua atitude, é importante saber que o uso de telefone celular gera uma multa gravíssima e 7 pontos na CNH.

Apesar das facilidades que encontramos hoje em dia nos aplicativos de trânsito, é melhor deixar o celular na mão de outro passageiro ou evitar o uso com o carro em movimento.

 

9. Ficar sem combustível

Combustível não está barato, sabemos disso. Mas nada se justifica a acabar numa pane seca e atrapalhar o trânsito inteiro com o veículo parado.

Esse caso pode acarretar uma multa de gravidade média e 4 pontos na carteira.

Para economizar combustível, veja o nosso artigo especial: Economizando combustível com 5 dicas simples.

 

10. Mau estado de conservação

Além de ser um risco para sua segurança na estrada, um veículo em estado de má conservação, com pneus carecas ou luzes queimadas, por exemplo, é considerado uma infração de trânsito grave com direito a 5 pontos na CNH.

Portanto, nunca adie a revisão do veículo e sempre vá ao seu mecânico de confiança quando sentir que o seu veículo está com problemas.

Curtiu nossas dicas? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das novidades do nosso blog e sempre estar atualizado com as melhores dicas para o seu veículo.