Pneu Best

Mulheres no automobilismo: pilota catarinense participa de Campeonatos de Kart em São Paulo

Novidades Antonella Bassani pilota de kart

A frase “lugar de mulher é onde ela quiser” encontra em Antonella Bassani, pilota de kart, uma fonte de inspiração!

É que, apesar da pouca idade, a jovem pilota catarinense já tem quilômetros de história para contar.

O capítulo mais recente é a disputa da 5º edição do Campeonato Brasileiro de Rotax, cuja grande final acontece neste sábado, 9 de outubro.

As corridas são no kartódromo Arena Itu/SP e também valem um lugar no pódio do Brasileiro de Kart Endurance. 

Quer saber mais sobre os campeonatos de kart dos quais Antonella está participando, como acompanhar a final e sobre as conquistas que ela já teve nas pistas? Acompanhe o artigo que preparamos!

O Campeonato Brasileiro de Rotax

Em 2021 o Campeonato Brasileiro de Rotax chegou a sua 5ª edição. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que é filiada à Federação Internacional do Automóvel (FIA).

As categorias tradicionais do Brasileiro de Rotax são: Rotax Micro Max/ Rotax Mini Max, Rotax Junior Max, Rotax Max/Masters e Rotax DD2 Max/ Masters. 

Cada uma dessas categorias conta com três provas classificatórias e uma final em suas programações.

Os vencedores das categorias Rotax Júnior Max, Rotax Max, Rotax DD2 e DD2 Master garantem vagas para disputar o Mundial de Rotax, em dezembro, no Bahrein. 

O Campeonato acontece junto com o Campeonato Brasileiro de Kart Endurance no kartódromo de Itu, interior de São Paulo. 

O Campeonato Brasileiro de Kart Endurance

Em sua 1ª edição, o Campeonato Brasileiro de Kart Endurance também é organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e conta com as parcerias da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e do Kartódromo de Itu.

Constituído de uma prova com quatro horas de duração, com equipes formadas por dois ou até quatro kartistas das categorias Geral e/ou Sênior, o principal objetivo da competição é atender a competidores com motores F4.

A prova do Campeonato Brasileiro de Kart Endurance dará a equipe campeã a inscrição gratuita para a próxima edição das 500 Milhas de Kart da Granja Viana.

A equipe vencedora também será premiada com um chassis completo da Bravar (empresa que fabrica e vende chassis de kart, peças e acessórios para a modalidade).

O kartódromo de Itu, palco das disputas, conta com infraestrutura completa, 60 boxes fechados, arquibancada coberta e outras facilidades. A pista tem 1.240 metros de extensão e é um dos mais importantes complexos da modalidade no Brasil.

As finais do Brasileiro de Rotax e a disputa do Endurance, neste sábado, serão exibidas ao vivo no canal da CBA no Youtube: https://www.youtube.com/CBABRKart.

Conquistas de Antonella

Antonella já participou do Rotax Max Challenge Grand Finals, conhecido também como as Olimpíadas do Kart, em 2017, na categoria Rotax Micro Max, em Portimão, Portugal. 

Entre 36 competidores do grid, a jovem encerrou a sua primeira experiência correndo na Europa em 8º lugar.

A pilota também foi finalista da última edição do FIA Girls on Track – Rising Stars e, entre os dias 21 e 23 deste mês, estará novamente representando o Brasil na competição que acontece na França.

Com 15 anos, a jovem é natural de Concórdia e conta com apoio da PneuBest, One (PG Mais), Passarela Supermercados/Via Atacadista, Rocfer e Bassani Pesados.